Doença contagiosa que mata crianças no Equador está no PR- RIC.com.br

O Ministério da Saúde do Equador relatou que cinco crianças e quatro adultos morreram pela mesma doença contagiosa em 2025. Além disso, 322 pessoas foram infectadas, registrando 50% a mais do que no ano inteiro de 2024.

mãe preocupada com bebê com doença contagiosamãe preocupada com bebê com doença contagiosa
A doença contagiosa é preocupante para bebês (Foto: Ilustração/Freepik)

A princípio, o órgão acreditava que a doença estava sob controle. Entretanto, as novas mortes causadas pelo coqueluche levantaram preocupações sobre o seu ressurgimento.

Em uma escola na capital do Equador, mais de 500 crianças foram testados para detectar a doença. Conforme a apuração do portal Latina Noticias, isso ocorreu após uma estudante de 11 anos ser diagnosticada com coqueluche, fazendo 70 alunos de Ensino Médio serem obrigados a terem aulas à distância.

O que é coqueluche, doença contagiosa que mata crianças?

Conhecida também como tosse convulsa, a coqueluche é uma infecção respiratória altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis. Por mais que a doença possa afetar todas as pessoas, crianças pequenas correm mais risco de desenvolver complicações graves, como pneumonia e convulsões, que podem levar à morte.

criança com curativo no braço após ser vacinadacriança com curativo no braço após ser vacinada
Crianças devem ser vacinadas para prevenir a doença contagiosa (Foto: Ilustração/Freepik)

Os principais sintomas de coqueluche são semelhantes a um resfriado, como coriza, espirros e febre leve. Contudo, episódios intensos de tosse, vômitos, dificuldade para respirar e fadiga severa também são sintomas.

A principal medida de prevenir a doença contagiosa é a vacinação. A imunização pode ser aplicada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso, o SUS também oferta vacina específica para gestantes e profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal, atendendo recém-nascidos e crianças menores de um ano de idade.

Bebê de três meses morreu de coqueluche em Curitiba

Em agosto de 2024, um bebê de três meses morador de Curitiba morreu decorrente da doença contagiosa. Além disso, um bebê de seis meses morador de Londrina também morreu da mesma doença apenas um mês antes.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.