O prefeito de Salvador, Bruno Reis, fez críticas duras à segurança pública na Bahia e na capital durante evento de entrega de uma encosta na rua Vale do Pati, no bairro Fazenda Grande II, na manhã desta quarta-feira (30). Ao ser questionado sobre os recentes episódios de violência e vandalismo, o gestor municipal apontou falhas graves na atuação do governo estadual.
“O que a gente viu ocorrer nas últimas 48 horas em nossa cidade é algo lamentável, primeiro no Lobato ao incêndio de veículos, é um verdadeiro campo de batalha e até agora ser uma resposta efetiva do comando das forças de segurança do estado”, declarou Bruno Reis, ao comentar sobre os ataques feios por facções criminosas.
Segundo ele, a crescente violência está diretamente ligada à falta de respostas concretas das autoridades. “A gente vê o que aconteceu na madrugada, até agora ninguém foi preso, não identificaram os responsáveis e, infelizmente, o crime continua tomando conta das ondas. Ontem à noite, espalhado pela cidade de Salvador, diversas queimas de fogos em diversos bairros, celebrando a união de facções. Isso à vista do governo do Estado, sem também nenhuma atitude e nenhuma providência.”, disparou Bruno Reis sobre o comando das facções na cidade.
O prefeito também relacionou os recentes atos de vandalismo a essa falta de segurança: “Aí, infelizmente, quando você compara com os vandalismos que ocorrem, tudo é consequência da falta de segurança e de comando”, afirmou, mencionando pichações em locais como o Largo da Dinha, no Rio Vermelho, e ações contra símbolos religiosos como a Pedra de Xangô.
“Falta inteligência, falta atuação policial, falta comando, falta liderança na condução das outras seguranças no nosso estado e, infelizmente, a cada dia a gente só vê a situação piorar”, afirmou Bruno Reis. O prefeito finalizou sua crítica de forma incisiva: “Infelizmente é essa triste conclusão que essa turma [o governo do estado] que está aí não tem a mínima condição de resolver os problemas de segurança que a cidade de Salvador e o estado da Bahia enfrentam.”