A atriz Michelle Trachtenberg, que faleceu em 26 de fevereiro em Manhattan, teve a desculpa do óbito revelada na quarta-feira (16): complicações de diabetes mellitus, segundo informou um porta-voz do Instituto Médico Lítico da cidade de Novidade York à CNN.
Trachtenberg, mais conhecida por aparições em “Harriet, a Espiã”, “Buffy, a Caça-Vampiros“ e “Gossip Girl”, faleceu aos 39 anos e não se sabe se possuia diabetes tipo 1 ou tipo 2.
Quais são as principais complicações do diabetes?
O diabetes é causado por uma insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas (tipo 1) ou pela dificuldade de uso da insulina produzida pelo corpo (tipo 2). Em ambos os casos, a doença não tratada leva ao acúmulo de glicose na fluente sanguínea, o que pode originar danos em diferentes regiões do corpo, uma vez que:
- Cérebro, causando acidente vascular cerebral;
- Olhos (retinopatia diabética), causando fanatismo;
- Coração, causando ataque cardíaco;
- Rins (nefropatia diabética), causando doença renal crônica;
- Nervos (nevropatia diabética), causando subtracção da sensibilidade nos pés;
- Ouvidos causando a perda da audição.
A nevropatia diabética, por exemplo, pode levar à úlcera de pés diabéticos (UPD) que, em 85% dos casos, precede a amputação. Um milhão de indivíduos com diabetes mellitus sofre uma amputação em todo mundo.
Por isso, é importante evitar que o quadro chegue a oriente ponto. De entendimento com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a prevenção de complicações inclui a instrução sobre o ponto tanto de pacientes uma vez que de seus cuidadores e até mesmo de equipes médicas.
*Com informações de Lucas Rocha, da CNN
Sustento e diabetes: veja o que pode manducar e o que deve ser evitado