A seleção brasileira de bocha paralímpica fechou a participação, nesta terça-feira (15), do Santiago World Boccia Challenger, no Chile, com a conquista de sete medalhas (cinco de ouro, uma de prata e uma de bronze).
Duas das medalhas douradas foram conquistadas nas disputadas individuais da classe BC1 (que tem a opção de auxílio de ajudantes), com a pernambucana Andreza Vitoria e o paulista José Chagas.
TEM MEDALHA PARA O BRASIL! 🥇🥈🥉🇧🇷
A seleção brasileira de bocha encerrou sua participação no Santiago World Boccia Challenger com 7⃣ medalhas: foram cinco ouros, uma prata e um bronze.
Os atletas brasileiros subiram ao pódio nas disputas individuais e em duplas. 👏 Confira… pic.twitter.com/4poxplc4zb
— Comitê Paralímpico Brasiliano (@BraParalimpico) 15 de abril de 2025
Quem também conquistou o ouro foi o cearense Maciel Santos, na disputa individual da classe BC2 (para atletas que não podem receber assistência), e o mineiro Mateus Roble, no individual da classe BC3 (que usam instrumento facilitar e podem ser ajudados por outra pessoa).
O quinto ouro foi apanhado na disputa por equipes BC1/BC2. Andreza Vitoria, José Chagas e Maciel Santos superaram os times da Argentina (9 a 3), do Chile (13 a 1) e do Canadá (6 a 4) para ficarem no lugar mais supino do pódio.
Outrossim, o Brasil garantiu uma prata com Evelyn Oliveira na classe BC3 e um bronze com Evani Silente e Mateus Roble nas duplas BC3.