Projeto da empresa de tecnologia visa a fabricar novos centros de infraestrutura do dedo em solo norte-americano
A Nvidia anunciou nesta 2ª feira (14.abr.2025) um investimento de US$ 500 bilhões (R$ 2,805 trilhões) em infraestrutura de IA (perceptibilidade sintético) nos Estados Unidos. O projeto inclui a fabricação de dezenas de supercomputadores no país, com a promessa de gerar centenas de milhares de empregos e impulsionar a economia.
A iniciativa surge em meio à crescente demanda por tecnologias avançadas de IA. A produção lugar procura fortalecer a masmorra de suprimentos e ampliar a resiliência tecnológica norte-americana.
Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou que “os motores da infraestrutura de IA do mundo estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”. Os chips Blackwell, essenciais para sistemas de IA, já começaram a ser produzidos pela TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) em Phoenix, no Arizona.
Outrossim, fábricas em parceria com a Foxconn e a Wistron serão abertas em Houston e Dallas, no Texas, nos próximos 15 meses. A fabricação depende de uma masmorra de suprimentos altamente especializada.