A Bahia registrou o terceiro maior número de inscritos no país do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, uma das principais vias de acesso ao Ensino Superior, com 376.352 candidatos. O Estado ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Dentre eles, mais de 113 mil são estudantes da rede estadual, um aumento de 38% em comparação ao ano passado.
A aplicação da primeira prova foi iniciada, às 13h30 deste domingo (3), em todo país. Além da redação com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, os candidatos respondem a questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo e último dia de provas será realizado no próximo domingo (10).
A secretária estadual de Educação, Rowenna Brito, acompanhou o início das provas no Colégio Estadual da Bahia, mais conhecido como Central, em Salvador. “A gente está fazendo uma grande mobilização para o estudante acessar a universidade. Quando eles já estão lá, a gente tem o Mais Futuro e o Partiu Estágio, que são programas de garantia de acesso e permanência. Existem diversos investimentos que o Governo do Estado faz nas universidades estaduais, a exemplo de contratação de professores e melhoria da estrutura física. Além do engajamento na Educação Básica, tem também essa garantia para o estudante no Ensino Superior”, pontuou.
Alguns estudantes compartilham suas expectativas. Thiago Silva, de 19 anos, do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, almeja uma vaga em Medicina. “Esta é a segunda vez que faço o exame e estou confiante em conquistar uma boa nota para realizar o sonho de ser médico”, disse.
Já Fabiana Souza, de 24 anos, formada no Ensino Médio em 2019, busca uma oportunidade em Psicologia. “Atualmente, estudo em uma faculdade particular e pago mensalidade. Através do Enem, pretendo conseguir uma vaga em uma instituição pública ou uma bolsa integral em uma particular, por meio do Prouni”.
A professora Virna Queiroz, do Colégio Estadual Antônio Batista, em Candiba, considerou o tema da redação relevante, permitindo discussões sobre a presença cultural africana no Brasil, abordando tópicos como representatividade e combate ao preconceito. Ela ainda participará de uma live na página da Sec (@educacaobah) para discutir o tema da redação.
Apoio logístico e transporte gratuito para os inscritos
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, foram distribuídos kits contendo caneta esferográfica, água e lanche para os estudantes que realizaram a prova. Equipes da pasta também estiveram em algumas estações de metrô e escolas para recepcionar os estudantes, entregando os kits e dando orientações.
Em Salvador e Lauro de Freitas, os inscritos puderam utilizar o metrô gratuitamente, por meio de um acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). No interior do Estado, algumas prefeituras municipais disponibilizaram ônibus para facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova antes do horário de fechamento dos portões.