Feira livre, que atraía gente de todo lugar, impulsionou a maior cidade do interior da Bahia

O aniversário de 191 anos da Emancipação Política de Feira de Santana foi comemorado pela Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (18) com uma sessão especial. Além de vereadores, a solenidade contou com a presença de outras autoridades, lideranças religiosas, Polícia Militar, veículos de comunicação e diversos representantes da sociedade civil feirense. Dentre os integrantes da Mesa de Honra, estiveram o vice-prefeito Fernando de Fabinho (representando o prefeito Colbert Martins Filho); arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro; professora e escritora Lélia Vitor Fernandes (palestrante); advogado e ex-vereador do Município, Fábio Lucena, tambem convidado para palestrar, e o deputado estadual José de Arimatéia.

Ao fazer um relato de aspectos da trajetória do Município, Lélia Vitor relatou fatos históricos e citou alguns personagens que marcaram estes quase dois séculos. Ela frisou a importância de preservar valores culturais, sociais e econômicos: “Nós feirenses, nativos ou adotivos, devemos trabalhar e contribuir para que a nossa Princesa do Sertão se transforme em uma Rainha do Nordeste”. A professora explicou que a história de Feira remonta ao século XVII, período em que as terras do sertão baiano estavam divididas entre dois grandes latifundiários (Francisco Dias D’ Ávila e Antonio Guedes de Brito).

Mas, foi por volta de 1820 quando o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão compra a propriedade denominada de Fazenda dos Olhos D’ Água, que se desencadeia um movimento para impulsionar Feira a se tornar o que é hoje. Ela relatou que tropeiros, vaqueiros e outros viajantes utilizavam a fazenda para descansar e alimentar os animais e moradores das redondezas viram nisto uma oportunidade de vender os seus produtos a quem passava. Isto, fez surgir naturalmente uma feira livre, que aos poucos foi atraindo gente de todos os lugares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.