Nesta terça-feira, (9), o técnico do time feminino do Amazonas JC Futebol Clube, Hugo Duarte, foi detido após acusações de injuria racial contra a zagueira do Bahia, Suelen Santos. O caso teria acontecido durante uma partida entre o JC e o Bahia, que aconteceu na última segunda-feira (8), no estádio de Pituaçu.
“A naturalização que se foi proferida mais de uma vez pela expressão racista ‘macaca’ tenta silenciar a minha figura como mulher preta no esporte, porém o ato denúncia é a arma que tenho para combater o racista” escreveu a atleta em suas redes sociais depois do fim da partida. A Polícia Militar foi acionada e Duarte foi levado à Central de Flagrantes da primeira delegacia.
Em nota, tanto o Bahia como o JC manifestaram apoio a Suelen e repudiaram as falas racistas do técnico, reforçando ainda a luta que ambos os times têm contra qualquer forma de discriminação e a luta antirracista. Até o momento, o JC Futebol Clube não informou quais punições aplicará a Duarte ou se ele permanecerá contratado do time.