Elevador do Taboão, que liga o Pelourinho ao Comércio, é reativado após 62 anos

Após 62 anos desativado, o Elevador do Taboão, responsável por fazer a ligação entre o Pelourinho e o Comércio, foi reativado e reinaugurado nesta quinta-feira, 30, e começa a operar nesta sexta-feira, 1º. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, gratuito por período ainda não definido.

A capacidade do elevador é de até 14 pessoas por viagem, mas devido à pandemia, serão transportadas, no máximo, oito pessoas por viagem. O equipamento passou por obras de revitalização e, agora, integra outras opções de transporte que ligam as cidades Baixa e Alta, como o Elevador Lacerda, planos inclinados Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar.

A intervenção contou com investimento de R$5,4 milhões, provenientes de recursos da Prefeitura Municipal de Salvador. Segundo o órgão, a expectativa é que, com a reativação, o ascensor se torne novo cartão postal da cidade, contribuindo não apenas para a mobilidade dos pedestres como, também, para impulsionar o turismo e economia local.

Também conhecido como “A Balança”, as operações do equipamento duraram 65 anos até que a desativação ocorresse, em 1959. O elevador ganhou áreas com mesas e sanitários. As duas cabines foram climatizadas. 

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Bruno Reis afirmou que esta era uma demanda antiga de moradores e comerciantes.

“Foi necessário adequar o projeto para um maquinário próprio, mas preservamos o elevador, a história está aí preservada. E hoje nós estamos inaugurando um equipamento climatizado, panorâmico, que vai ligar as cidades Baixa à Alta e que vai ajudar a estimular a economia nessa região”, disse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.