Em determinadas épocas do ano, é comum que ocorra uma maior proliferação de escorpiões. Em regiões como o Centro-Oeste, o número de acidentes envolvendo picadas por esses animais tem aumentado anualmente. Para evitar a presença indesejada desses aracnídeos, é possível tomar medidas em conjunto com a dedetização — entre elas, ter determinadas plantas em casa.
As propriedades aromáticas e repelentes destas vegetações têm a capacidade de afastar os animais. Baratas e escorpiões, por exemplo, costumam evitar ambientes com plantas com determinadas propriedades. Segundo a bióloga Nathalia Coelho, apesar de elas não serem suficientes em casos de infestação, a eficácia costuma ser preventiva.
Confira abaixo quais são:
Arruda

Os odores da arruda têm se mostrado desagradáveis para os insetos e aracnídeos. Os compostos de rutina e furanocumarina conferem à planta propriedades repelentes. Entretanto, Coelho alerta que é necessário ter cuidado com o plantio, uma vez que ela é tóxica se ingerida por pets ou crianças.
Lavanda

Rica em linalol e acetato de linalila, a lavanda também tem propriedades repelentes capazes de afastar baratas e escorpiões. “Além de prevenir contra a presença desses animais, a lavanda também contribui com efeitos calmantes e relaxantes para os seres humanos”, acrescenta Coelho, que atua na Universidade Católica de Brasília.
Citronela

Comumente conhecida pela capacidade de repelir os mosquitos, a citronela também é eficiente em afastar os escorpiões, uma vez que reduz a presença de suas presas no ambiente. A capacidade de repelir se dá pela presença de substâncias como o citronelal, geraniol e limoneno.
Alecrim

Coelho explica que o odor do alecrim é muito forte, atribuído aos compostos de cineol e cânfora, e contribui para afastar o escorpião. “Atualmente, a cânfora é um produto que pode ser encontrado em repelentes de insetos”, afirma.
Hortelã

O mentol presente no hortelã é responsável pelo aroma característico dessa folha. Além de ser comumente usada na culinária como tempero, o odor ainda é útil para manter os escorpiões e insetos longes de casa.
Entretanto, Coelho faz um alerta: em casos nos quais a quantidade de escorpiões na região é grande, o ideal é acionar um serviço de dedetização e manter o ambiente o mais limpo possível.